Páginas

Dicas pra Porto!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014


Antes da minha viagem, procurei várias dicas na internet. Não achei muita coisa, só uns vídeos de umas garotas mostrando a mala que iam levar, uns vídeos nos hotéis, ônibus e festas, e uns posts com fotos e alguns comentários da viagem. Mesmo com algumas dúvidas, deu tudo certo e a semana foi incrível mas, claro, se eu soubesse de algumas coisas antes, teria sido ainda melhor. E como a temporada de outubro começa agora nesse final de semana, decidi fazer esse post com algumas dicas e respostas pra frequentes dúdidas:

Lá tem wifi?
Eu fiquei no hotel Náutico, que é o maior e o mais famoso de todos do complexo da Forma. Lá tem wifi sim mas, sinceramente, só pegava bem mesmo no andar de cima hahaha.

Como é feita a escolha dos quartos?
A divisão é feita pelo próprio grupo, antes da viagem, mas é só quando faz o check in no hotel que se vê qual será o quarto. O nosso grupo tinha 11 pessoas e foi dividido em três quartos (dois com quatro pessoas e um com três). Eu fiquei com duas amigas, e pelo fato de só serem três pessoas, ficamos em um quarto no andar de cima, bem menor e beeem mais simples que os dos nossos amigos. Tipo, eles tinham uma TV de plasma enorme, enquanto a nossa era meio antiga. Mas... a gente tinha sacada! O Náutico tem uns quartos muuuito bons, mas também tem os simplesinhos. Vai depender da sorte mesmo.

É só axé o tempo todo?
NÃÃÃO! Em todas as baladas tocava de tudo! Até na balada sertaneja, teve uma hora que começou a tocar outros gêneros. Em algumas, tinha mais de uma pista, sempre tendo uma que tocava só eletrônica.

CHINELOS: é só isso que você vai usar, sério! A maioria das baladas são na areia, e mesmo as que não são, tem areia no trajeto. A única que não é legal ir de chinelo é a da espuma, porque escorrega. É melhor ir com uma sandália mais firme, mas que possa molhar (porque ela VAI molhar hahaha). Eu levei sapatilha pra usar no dia da Fantasy, mas acabei indo de chinelo mesmo. Na verdade, só usei sapatilha na ida e na volta hahaha.

BENJAMIM E TRANFORMADOR: Só tinha duas tomadas no nosso quarto, e só uma era ao lado da cama. Já imaginou a disputa, né? Eu esperava minha amiga dormir pra carregar meu celular, e quando ela acordava e via que eu tinha tirado o dela da tomada ela quase me matava hahaha. Sério, se a gente tivesse levado um benjamim teria sido muito melhor. E lembre-se: tomada lá é 220!

TESOURA: Sabe pra que? Customizar os abadás!!! A gente recebeu dois abadás, um pra Festa das Cores, que é exclusiva da Forma, e outro pros dois dias de micareta no Axé Moi (Banda EVA e MC Guimê). Lá tem umas mulheres que customizam e cobram cinco reais se for só pra cortar, e acho que dez ou sete, não lembro, se for pra colocar fitinhas nas alças. Fica bem bonitinho, mas EU acho que é algo desnecessário. Acho melhor levar tesoura e você mesma cortar.

SUPERMERCADO: tem um em frente ao Axé Moi, aceita cartão e tudo mais. É a glória. Na verdade, é um dos pouquíssimos lugares que aceitam cartão.

ÁGUA: você vai sentir MUITA cede. Sério, não só pela ressaca básica de todo dia, mas também porque lá parece uma sauna o tempo todo. No Náutico era três reais a garrafinha, mais ou menos o mesmo preço nos passeios. Então, a melhor coisa é comprar litro no supermercado, que sai beeem mais barato.

SONO: eu fico doente muito facilmente, e isso era algo que eu não sabia antes de ir pra Porto. Foi lá que eu descobri que, se eu não durmo e me alimento direito, minha imunidade cai. Se eu pudesse voltar no tempo, teria aproveitado melhor os momentos à toa pra dormir e descansar, pelo menos um pouquinho. Deixei de aproveitar um passeio (o do parque aquático) porque não estava me sentindo bem. Por sorte, minha amiga me deu um remédio e eu melhorei naquele dia mesmo. Falando em remédio...

ENFERMARIA: se tem um lugar que é sempre cheio, é a enfermaria do Náutico. Então, só vá pra lá se você realmente precisa de alguma coisa, porque não vale a pena perder tempo, nem que seja vinte minutos, na fila pra tomar remédio pra, sei lá, dor de garganta ou de cabeça. Antes de tudo, analise o que está te fazendo mal e veja se é mesmo necessário.

BEBIDAS: Não, eles não pedem RG em lugar nenhum, nem mesmo no supermercado, que é o lugar bom pra comprar em grupo. Só tem que tomar cuidado na hora de entrar no hotel porque, no Náutico pelo menos, às vezes tinha alguém fiscalizando (não era monitor da Forma, mas gente da equipe do hotel mesmo). Mas dai é só levar tolha e essa coisas pra esconder. Também fiquei sabendo de gente que colocou em garrafa de água e deu certo. Essa fiscalização da porta do hotel é algo que pra mim não faz sentido nenhum, porque os funcionários viam a gente bebendo lá na piscina e nos corredores. Se pode beber dentro, por que não pode entrar com bebida? Vai entender... Na porta de todas as baladas tinha barraquinhas vendendo de tudo, tudo mesmo. Desde as misturas tradicionais até umas muito loucas, com uns nomes bem bizarros que você só vê em Porto Seguro mesmo hahaha. Mas a mais famosa é a 10 Segundos, que é tequila com vodka e menta e, como o nome já diz, tem que ser tomado em até dez segundos. Os carinhas das barracas ficam gritanto "vai, vai, vai" enquanto a pessoa bebe. Cada drink custava, em média, quinze reais. Também tinham aqueles que vinham com o copo (mas acho que esses eram só dentro de algumas baladas), o que é legal pra guardar de recordação. Ah, também legal comprar caneca pra usar durante a semana e depois guardar. Eu comprei a minha na Passarela do Álcool, e veio com meu nome escrito.

ROTINA: Sábado e domingo são sempre dias livres, porque são dias de chegada e saída dos grupos. Nesses dias, podia ficar na piscina do hotel, ir pra praia, pro Axé Moi...  Nos outros dias, tinha um passeio, que saía umas dez, dez e meia da manhã, dependendo do horário grupo, o que era bem difícil porque eu ia dormir umas quatro. Mas os monitores passavam nos corredores, batendo de quarto em quarto perguntando se a gente já estava de pé, e cantando "porto todo dia, café, bolinho Ana Maria!" hahaha. E olha, mesmo se você estiver morrendo de sono e ressaca, não deixe de ir nos passeios do dia! Todos são únicos e muito legais.

MONITORES: são as pessoas mais legais, engraçadas e queridas. Muitos deles também foram pra Porto como passageiros, então entendem BEM o que a gente tá passando. Nas baladas, nos ônibus, nas refeições... sempre tem algum com alguma história pra contar e te fazer rir.

COMPRAS: pra falar disso, acho mais fácil contar o que foi que eu comprei. No passeio para a cidade história, visitamos um lugar onde vendia chocolate artesanal. Comprei duas caixas pra trazer pra minha família (que não duraram nem um dia aqui, o chocolate é muito bom MESMO). A Passarela do Descobrimento (do álcool) é dividida em duas: na primeira parte tem as barraquinhas e lojinhas de souvenir, e na outra, as bebidas. Eu comprei pouca coisa, só uns chaveiros e pingentes pra colar, minha caneca e, durante a semana, nas praias, algumas pulseirinhas e uma canga. Mas tenho amigo que comprou presentinho pra família toda, inclusive um berimbal! hahaha então, vai de cada um mesmo.

Dá pra se perder?
Olha, sinceramente, eu acho que é impossível. Assim que você chega, uma pulseirinha é colocada, cuja cor varia de acordo com o seu hotel. Nela tem, eletronicamente, todos os seus dados. Na ida e na volta dos passeios e baladas, um monitor passa o palmtop dele, registrando a sua chegada ou saída. Por isso que, de noite, não dá pra entrar em outros hotéis além do seu. Já nos momentos livres do dia, é tranquilo. É só não ficar bando bandeira com a pulseirinha porque, pela cor, dá pra saber se você é ou não daquele hotel.

É sério que eles ligam pros pais se o passageiro der PT?
PFFFFF. Isso é o que eles falam na reunião pra tranquilizar os pais. Mas olha, se você ou algum amigo seu passar mal por causa de bebida, não vá para a enfermaria. É melhor ir pro quarto e melhorar lá mesmo. E uma coisa:

Entre uma balada e outra, dê uma pausa! Sério, eu ia sempre pro quarto, bebia muita água e comia alguma bolacha que tinha comprado. Daí escovava os dentes, retocava a maquiagem e me sentia outra. E... não passei mal nenhum dia! Se fizer isso, vai aproveitar muito mais, acredite em mim. Muita gente fica direto, fazendo o esquenta do esquenta do esquenta, e acaba perdendo festa depois. Mas vai de cada um também né... se você acha que aguenta, vai fundo.

Na ida pra balada vai todo mundo junto, mas e na volta? Tem hora certa?
Não, e na verdade nem na ida tem. No hotel tem um telão que mostra os horários de saída do seu grupo, mas já aconteceu da gente deixar passar e ir em outro ônibus, ou então de ir outras pessoas no nosso lugar e não ter lugar pra gente haha. Nesse dia, ficamos esperando um ônibus que veio vazio, só pra nós 11 hahaha.
Quando você quiser ir embora pro hotel, é só ir pra porta e falar com um monitor. Sempre vai ter um lá. Aliás, em TODO lugar em monitor. Então, ele vai falar o lugar pra você esperar o próximo ônibus da Forma. Em todos os dias, eu não tive que esperar nem dez minutos. O ônibus vai parando de hotel em hotel e deixando os passageiros. O Náutico era sempre o último, porque é o que fica mais longe.

Pra finalizar: Eu sei que é clichê, mas aproveite cada segundo. Se alguma coisa, qualquer que seja, não sair como você esperava, pare e pense "foda-se, eu tô em Porto". Dance, grite, beba, conheça gente nova, mas, principalmente, valorize as pessoas que estão ao seu redor, os seus amigos de verdade. Porto me fez perceber o quão incríveis minhas amigas são. Vocês vão lembrar dessa semana pra sempre.